AAMAR – Associação Amar e Renascer – comemora seus 20 anos resgatando vidas
Associação vive de doações e tem alto índice de recuperação de dependentes de substâncias químicas e de bebidas alcoólicas
A AAMAR – Associação Amar e Renascer é uma organização de sociedade civil, sem fins lucrativos, atuando como Comunidade Terapêutica, voltada para a prevenção, tratamento, desintoxicação, recuperação e ressocialização de dependentes de álcool e de outras drogas.
A missão da AAMAR é proporcionar uma oportunidade de renovação para aqueles que enfrentam os desafios da dependência química, apoiando-os por meio de um programa terapêutico sólido e multidisciplinar.
“Este programa tem alcançado índices de recuperação impressionantes, pois abraçamos carinhosamente cada indivíduo que busca ajuda, oferecendo um ambiente acolhedor de apoio e aceitação, onde o amor, a espiritualidade e o compromisso são os alicerces da nossa abordagem”, afirma Gilberto Araújo, fundador da AAMAR.
Motivado por um caso crônico de alcoolismo em família, Gilberto Araújo, sentiu que precisava fazer algo por sua tia ao vê-la chorando pelo filho que apresentava convulsão alcoólica.
“Me sensibilizei com a situação. Perguntei para ele: Você quer sair desta vida? Quer mesmo? Quando ele disse ‘sim’, procurei uma clínica e o internei, pois, ver o sofrimento de uma mãe tocou meu coração”, relata Gilberto Araújo.
Criada para ser uma entidade beneficente, a AAMAR foi fundada em 26 de setembro de 2005 por Gilberto Araújo. Em janeiro de 2012, a AAMAR se estabeleceu com sede própria na Zona Rural de Itamarandiba/MG (Foto ao lado) e tem capacidade para o tratamento simultâneo de 55 pessoas, exclusivamente homens. Para isso conta hoje com uma equipe de 13 funcionários e de voluntários dedicados em áreas multidisciplinares.
Em 10 de fevereiro de 2018, foi inaugurada a AAMAR Santana do Paraíso/MG (Foto ao lado), com a capacidade para o tratamento de 15 pessoas, exclusivamente mulheres, e para isso conta hoje com uma equipe de 6 funcionários e de voluntários dedicados em áreas multidisciplinares.
Dignidade
Ao longo destes 20 anos de existência, comemorado no dia 26 de setembro de 2025, a AAMAR vem trabalhando para devolver a dignidade às pessoas que realmente decidem se tratar, se recuperar, começar uma vida nova e renascer para sociedade. Todos merecem uma nova oportunidade perante a sociedade, a família e principalmente perante si mesmo, resultando no resgate da autoestima e da autoconfiança.
Em sua metodologia de tratamento, a AAMAR busca proporcionar condições ao indivíduo para uma reflexão profunda sobre o Eu interior, por meio do desenvolvimento da espiritualidade e pela prática de uma metodologia com base no acróstico “DOR” – Disciplina, Ordem, Respeito e Determinação, Obediência, Responsabilidade, virtudes essenciais que são desenvolvidas pelos acolhidos(as) durante o tratamento.
Há também atividades de laborterapias, recreativas e promoção do autocuidado, em um ambiente propício à formação de vínculos por meio da convivência com o próximo, possibilitando assim ao acolhido(a) o contato com um novo estilo de vida, “curando-se por dentro”, recuperando a liberdade, a esperança, melhorando o conceito de si mesmo e clareando a consciência para encontrar o verdadeiro valor da vida.
Apoios e doações
A AAMAR é uma organização sem fins lucrativos que presta serviço de acolhimento em regime residencial, transitório e de caráter voluntário na modalidade de comunidade terapêutica, a pessoas com idade mínima de 18 anos, com transtornos decorrentes do uso abusivo ou dependência de drogas lícitas e ilícitas. Para pessoas com poucos recursos financeiros, o tratamento é oferecido gratuitamente por meio de Vaga Social.
Os desafios no custeio da manutenção de uma estrutura que acolhe tantos dependentes são grandes, mas Gilberto Araújo diz que “Não é por falta de pagamento que o dependente fica sem atendimento. Desde sua fundação, até hoje, não voltou uma pessoa por falta de dinheiro. Contribui, quem pode, com um salário-mínimo”.
Para atender uma média de 55 acolhidos(as) a um custo médio mensal de aproximadamente 70 mil reais, a AAMAR vive de doações de associações, empresários, poder público, entidades religiosas, Polícia Militar, entidades organizadas da sociedade civil e também por meio das Formas de Apoiar disponibilizadas pela instituição.
Apoios de entidades religiosas
Outro aspecto valorizado para auxiliar o fortalecimento do “querer” do(a) acolhido(a) é o acompanhamento espiritual. Todas as religiões são bem-vindas nas atividades da AAMAR. “Mas, não tem doutrinação, e sim um importante apoio espiritual. Tem o dia do pastor, do padre, do espírita, que tratam do tema da semana como fé, superação, caridade, amor e outros. É uma força só movimentando a família AAMAR”, afirma Gilberto Araújo.
Tendo o apoio das diversas instituições religiosas, com destaque para a União do Vegetal e Fraternidade Espírita, a sede da AAMAR é um lugar que difere de tudo que imaginamos de uma clínica de recuperação. Há uma energia positiva no ar. Os ambientes são limpos e organizados. As escalas de trabalho são realizadas pelos acolhidos(as) em um clima de harmonia, que emociona a quem visita. Na AAMAR, não há revolta, não há maus tratos, e o amor ao indivíduo, à família e a Deus é o que impera. Não há grades nos portões, nem seguranças vigiando, pois ninguém é obrigado a ficar acolhido. O único requisito para ser um interno da AAMAR é o “querer”.
“O mais importante é querer se livrar do vício”, frisa Gilberto Araújo.
Importância da família na recuperação
Os(as) internos(as), que são denominados(as) “acolhidos(as)”, são pessoas de vários estados brasileiros e até do exterior (África, Estados Unidos, Espanha, Venezuela e Portugal). O tratamento do dependente tem a duração de 9 meses e, depois deste período, o(a) acolhido(a) recebe alta, se torna “Recuperado(a)” e fica seis meses sob observação. Neste período, se mantiver limpo(a) e participando das reuniões semanais com a família, recebe a camisa de “Graduado(a)” da AAMAR durante a Cerimônia de Graduação, passando assim a ser uma referência para os(as) acolhidos(as) em tratamento.
Para a AAMAR, a família tem importância fundamental na recuperação dos dependentes químicos. Enquanto permanecem acolhidos(as) na AAMAR, suas famílias têm a oportunidade de participar de reuniões semanais que auxiliam no tratamento da co dependência, preparando os entes queridos para fazerem as visitas mensais nas dependências da AAMAR e também para receberem os(as) acolhidos(as) durante e após o tratamento.
Assim, não só os(as) acolhidos(as) são beneficiados(as) com o tratamento, mas várias pessoas da família, que também são codependentes ou até mesmo dependentes químicos e alcoólatras. Isso porque estes familiares acabam se recuperando por meio das palestras e reuniões que participam.
“A recuperação de uma pessoa provoca a transformação em toda a família. A cada pessoa recuperada, pelo menos 10 pessoas na família também decidem mudar a própria vida e os hábitos de consumo de álcool e drogas”, afirma Gilberto Araújo.
Expansão da AAMAR para outras regiões
A AAMAR – Associação Amar e Renascer vem se expandindo e criando unidades em outras regiões, a exemplo de Brasília (Foto ao lado). Além de Brasília, as cidades que demonstram grande interesse em implantar uma unidade da AAMAR no momento são: Belo Horizonte, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Connecticut – EUA.
A AAMAR emprega a laborterapia, também conhecida como terapia ocupacional, como uma das estratégias no tratamento para a dependência química, com resultados significativos ao manter a mente da pessoa acolhida ocupada e ao devolver um propósito para a sua vida. Segundo um estudo divulgado pela “American Occupational Therapy Association”, a laborterapia auxilia o indivíduo a refletir sobre a sua rotina e a analisar como o uso abusivo de drogas faz com que ele perca a sua identidade e autonomia. A partir da inclusão de atividades profissionais na rotina, sejam elas intelectuais ou físicas, há uma diminuição da ociosidade e a abertura de novas perspectivas na vida da pessoa acolhida.
A metodologia utilizada pela AAMAR tem como base a espiritualidade, disciplina e laborterapia, por meio de atividades terapêuticas, grupos de apoio, prevenção à recaída, prevenção ao tabagismo, autoajuda, 12 passos, esporte, lazer. Também somos parceiros do Programa Viva Bem, promovido pela Associação Beneficente Casa da União. Este Programa tem por objetivo trabalhar pela prevenção dos problemas causados pelo álcool e outras drogas.
Os(as) acolhidos(as) com 6 meses ou mais de tratamento, bem como os(as) recuperados(as) e graduados(as), têm a oportunidade de participar do Grupo Terapêutico, que se reúne semanalmente e conta com a experiência de profissionais da área da psicologia e desenvolvimento humano. Este é um ambiente seguro criado para auxiliar no desenvolvimento de virtudes e na manutenção da sobriedade.
Você pode fazer parte desta corrente do bem, por meio das Formas de Apoiar disponibilizadas pela instituição. Visite nosso site www.amarerenascer.com.br e conheça mais sobre esta obra.